Restaurante de BH faz homenagem a Carlos Drummond de Andrade

Restaurante de BH faz homenagem a Carlos Drummond de Andrade

A mostra de cerca de 30 quadrinhos “Twisted Angel: Drummond de Genin” da cartunista e artista visual Genin Guerra ficará em cartaz no restaurante Andrade até o dia 31 de agosto para homenagear ou ilustrar o escritor Carlos Drummond de Andrade. O próprio poeta escreveu um artigo em colaboração com o jornal O Cometa na década de 1980. As obras em exibição incluem cartas de Drummond a jornais e pinturas inspiradas em seus poemas.

Segundo Genin, a exposição, que faz parte do acervo fixo do Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, nasceu em 2002, ano do centenário do escritor, e de lá para cá já passou por cinco cidades de Portugal, marcou presença na Feira do Livro, na Serraria Souza Pinto, em 2003, na Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP), e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre outros locais. Essa será a primeira vez que um restaurante recebe a mostra.

 

Sobre Genin Guerra

Conterrâneo de Carlos Drummond de Andrade, o artista plástico Luiz Eugênio Quintão Guerra, ou apenas Genin Guerra, nasceu em Itabira, em 9 de janeiro de 1959. Ele soma 40 anos de carreira e várias linguagens artísticas como cartum, charge, caricatura, escultura e ilustrações diversas.

Um dos fundadores do jornal O Cometa Itabirano, Genin é autor de três esculturas em bronze em sua cidade natal. Uma no Memorial Carlos Drummond de Andrade, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer; outra na Fundação Carlos Drummond de Andrade; e a terceira [uma imagem do poeta ainda criança] instalada na entrada da Fazenda do Pontal.

O cartunista também é autor de “Solo – Álbum das glórias musicais”, lançado em outubro de 2020. A obra retrata as três grandes paixões do artista: escultura, caricatura e música. Ao longo dos últimos 10 anos, Genin vem se dedicando ao trabalho em cerâmica, retratando compositores brasileiros da música popular.

Via: BH Eventos