Retomada dos restaurantes e bares são impulsionadas por soluções digitais, entenda!

Retomada dos restaurantes e bares são impulsionadas por soluções digitais, entenda!

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (AbraselSP), durante a pandemia, 50 mil bares e restaurantes deixaram de existir no estado de São Paulo e 400 mil funcionários perderam os períodos de blackout.

Com o avanço da vacinação e o retorno ao funcionamento integral dos estabelecimentos, o setor renova os ânimos para uma recuperação mais expressiva. A reabertura dos estabelecimentos trouxe uma expectativa positiva de que tudo voltará a ser como era antes.

Mas, apesar das projeções otimistas, o momento ainda é delicado. A hora agora é de traçar estratégias para aproveitar a oportunidade de recuperação e consolidação dos negócios.

Nesse sentido, é importante manter atenção às novidades do mercado, para estar à frente na experiência do cliente, aumentar a fidelização e as vendas.

Retomada mais fácil

Algumas dicas podem garantir uma retomada mais fácil e bem-sucedida, depois de um período de tantas instabilidades:

1- Digitalização e aceleração são o novo normal

Ser digital é a nova tendência e a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo. É importante que os estabelecimentos ofereçam serviços digitais, especialmente aqueles que, além de representarem facilidades e maior qualidade no atendimento, também sejam uma forma de prevenção ao coronavírus.

Ou seja, se você é um bar ou restaurante, em vez de entregar um cardápio de papel para seu cliente, ofereça a opção de acesso via QR Code, para que ele acesse diretamente do celular sem a obrigatoriedade de tocar em algo. Além disso, você também pode possibilitar que o pagamento seja feito por meio de app, para evitar que aquele cliente fique em uma fila ou espere pelo garçom e que ainda tenha que tocar na máquina de cartão.

2- Controle seu CMV

Essa dica parece simples e trivial, mas existem muitos estabelecimentos que ainda não têm o próprio controle do custo de mercadoria vendida, e isso torna o dia a dia da gestão do negócio muito mais complexa.

Ter uma plataforma de gestão que auxilie no controle dos produtos mais vendidos, do tíquete-médio do negócio, entre outros indicadores, ajuda o empreendedor a gerir da melhor forma o negócio e até a produzir estratégias mais certeiras de marketing.

3- Otimização dos fluxos

Como já dito, o ‘novo normal’ trouxe aceleração no dia a dia do consumidor. Hoje ele quer sentar, consumir e pagar de maneira mais rápida.

É importante que o estabelecimento esteja ciente disso e se organize para conseguir girar as mesas, diminuir as filas e prestar um bom atendimento. Assim, é possível ter um volume maior de clientes, aumentar as vendas e oferecer bons e rápidos serviços para que todos saiam satisfeitos.

O mercado disponibiliza tecnologias que facilitam essa otimização e ampliam as opções do cliente nas formas de fazer o pedido e de pagar pelo consumo.

4- Tenha sempre os protocolos de prevenção em mãos

Não é porque seu estabelecimento voltou a funcionar em todos os horários que você pode relaxar com a segurança dos clientes e funcionários. Cumprir os protocolos de prevenção à Covid-19 faz com que todos se sintam seguros e queiram retornar sempre ao seu bar ou restaurante.

Via: Gazeta do Povo